PRÉ ESCOLA - ETAPA I E II

Faixa etária de 4 a 6 anos

Nesta faixa etária, ampliam-se as habilidades de comunicação, expressão e escolha. As práticas da escrita passam a ser interpretadas como meio de comunicação no mundo, a identificação de letras é feita com sentido pela criança que vai gradativamente compreendendo que a escrita faz parte de seu cotidiano. Formula muitas indagações, consegue expressar suas idéias e compartilhar com os demais os seus desejos. O desenvolvimento motor é realizado com maior destreza, atividades de circuito, corrida, ultrapassar obstáculos, subir e pular são destaques. O faz de conta é utilizado com jogo simbólico essencial à transposição da realidade em que vive.  O contato com a natureza, os cuidados no sentido da preservação do meio ambiente e o conhecimento matemático partem sempre de experiências relacionados aos objetos concretos para promoção da aprendizagem e aquisição de habilidades às crianças na Educação Infantil.

As turmas da etapa I e II da Pré escola freqüentam a sala de aula em meio período do dia na Fundação. A professora responsável pela turma planeja diariamente atividades relacionadas aos eixos de ensino do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes, Natureza e Sociedade, Música e Movimento.

No período do contra turno as atividades são planejadas pela educadora de cada turma e as atividades focalizam-se em jogos, cantos do brincar, movimento e interação.